top of page

ARRONCHES E BENFICA NA SÉRIE C DO CAMPEONATO DE PORTUGAL

CAMPEONATO DE PORTUGAL FORMATO ÉPOCA 2022/2023



A Federação Portuguesa de Futebol deu a conhecer aos seus associados o formato do Campeonato de Portugal, no qual o Sport Arronches e Benfica vai integrar a Série C. e defronta no primeiro jogo o Sertanense, deslocando-se na 2ª jornada a Santarém.

“1- O Campeonato de Portugal na época desportiva 2022/2023 é disputado por 56 clubes: os quatro clubes que desceram da Liga 3, os 20 clubes indicados pelas Associações Distritais e Regionais e os clubes que asseguraram a manutenção na prova.

2 - O Campeonato de Portugal é composto por três fases: a 1.ª Fase, a 2.ª Fase – Subida e a 3.ª Fase – Apuramento de Campeão.

3 - Em caso de empate classificativo aplicam-se os critérios estabelecidos no Regulamento da Prova. 1.ª Fase

4 - O Campeonato de Portugal na 1.ª Fase é disputado por 56 clubes, que são divididos por quatro séries de 14 equipas, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica, nos termos regulamentares.

5 - Em cada série, os clubes jogam entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.

6 - Os primeiros dois classificados de cada série, num total de oito, são apurados para a 2.ª Fase – Subida e asseguram a manutenção na Prova.

7 - Os seis piores classificados de cada série descem aos campeonatos distritais, num total de 24 clubes.

8 - Os restantes clubes classificados de cada série asseguram a manutenção na Prova.

9 - Caso existam 4 ou menos Equipas B na 1.ª Fase apenas é permitida a presença no máximo uma equipa B por série. Caso existam duas ou mais equipas na condição referida anteriormente, os clubes são distribuídos, proporcionalmente, por séries diferentes de acordo com a sua localização geográfica, pela ordem de norte para sul, havendo um reajustamento das séries respectivas.

10 - Caso existam 5 ou mais Equipas B na 1.ª Fase, os clubes são distribuídos, proporcionalmente, por séries diferentes de acordo com a sua localização geográfica, pela ordem de norte para sul, havendo um reajustamento das séries respectivas. Atendendo ao número de clubes, quando seja necessário existir um número diferente de equipas B por série, são as séries mais a norte que ficam com mais equipas B. 2.ª Fase – Subida

11 - A 2.ª Fase – Subida é disputada por oito clubes, distribuídos em duas séries de quatro equipas, de acordo com a sua localização geográfica.

12 - Em cada série todos os clubes jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.

13 - O 1.º e o 2.º, classificados de cada série apuram-se para a Liga 3 da época seguinte.

14 - O 1.º classificado de cada série apura-se para a 3.ª Fase – Apuramento de Campeão. 3.ª Fase – Apuramento de campeão.

15 - A 3.ª Fase – Apuramento de Campeão, destinada a determinar o campeão da Prova, é disputada num jogo (Final), em campo neutro, pelos dois clubes apurados, destinado a determinar o campeão da Prova.

16 - O clube com mais pontos na fase anterior joga na condição de visitado; em caso de empate, o clube com o menor número total de cartões amarelos e vermelhos de toda a competição jogará na condição de visitado”.



(Fonte - FPF)