ARRONCHES - Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção

O CLDS 4G de Arronches, Coração Mágico, anuncia a presença do Dr. Carlos Neto, em Arronches, no próximo dia 1 de Junho de 2022, pelas 15h, no Centro Cultural de Arronches.



“O professor Carlos Neto, autor do Livro “Libertem as Crianças, a urgência de brincar e ser activo”, é um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças. Para este professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL), brincar é um assunto muito sério. Por essa razão, o trabalho de investigação académica que tem vindo a desenvolver há quase cinco décadas centra-se sobretudo no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento da criança, na independência de mobilidade em crianças e jovens e no bullying nas escolas.

É um dos membros fundadores da cooperativa de ensino «A Torre», onde trabalha desde 1972 com crianças dos três aos dez anos, no âmbito do jogo e motricidade infantil. Esse trabalho engloba a formação teórica e prática dos alunos da FMH, tanto das diversas licenciaturas como de mestrados e doutoramentos. Em paralelo, Carlos Neto orienta diversos projectos de investigação e intervenção comunitária e colabora com um leque alargado de entidades e autarquias. A sua vastíssima experiência faz do professor Carlos Neto uma presença assídua nos meios de comunicação social. Considera que as crianças devem ter liberdade de brincar e de explorar a natureza, de subir às árvores e mexer em terra e lama para poderem desenvolver-se de forma saudável.”


(Foto-D.R.)