top of page

Arronches - António Balsinhas expõe pela primeira vez no Convento

Templo apresenta uma colecção de cerca de meia centena de obras que reflectem a 'Visão Periférica do Forte da Graça'.

 



O Convento de Nossa Senhora da Luz recebeu na tarde do passado sábado, dia 12 de Outubro, a inauguração de mais uma exposição, desta feita com as obras do artista António Balsinhas, que dá a conhecer, a todos os que visitarem o espaço, a 'Visão Periférica do Forte da Graça'.

Tal como referido pela vereadora Maria João Fernandes, ao lado do autor nesta inauguração, depois da recuperação do supracitado templo, que, agradecendo a presença, convidou todos a visitar, a autarquia procura dinamizar o mesmo com muita actividade e, parte dessa, é o conjunto de exposições periódicas que todos os meses embelezam as suas salas. Esta é mais uma dessas dinâmicas e a autarca agradeceu a António Balsinhas pela aceitação do convite para expor em Arronches, bem como à Associação Cívica e Cultural ‘Grémio Transtagano’ e em especial ao sócio arronchense José Ricardo por toda a colaboração para que a concretização desta iniciativa fosse uma realidade.



Igualmente ao lado do artista, o presidente da associação, Luís Carapinha não deixou de o congratular, bem como a José Ricardo pelo apoio prestado para a exposição que, tal como todas as actividades levadas a efeito pelos sócios do ‘Grémio Transtagano’, só o pode deixar orgulhoso. O dirigente falou então de António Balsinhas como alguém com uma enorme cultura e com muito interesse e empenho em querer fazer bem. Por fim, antes de agradecer a comparência de todos os que não quiseram perder esta inauguração bem como a colaboração da autarquia, que parabenizou pela recuperação do Convento, Luís Carapinha referiu ainda o quão importante é a cultura para uma sociedade e a divulgação de todas as formas de arte.

Finalmente, na primeira pessoa, António Balsinhas começou o seu discurso pelos agradecimentos ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal, nas pessoas da sua vereadora Maria João Fernandes e da técnica Elisabete Pereira, e pelo apoio do ‘Grémio Transtagano’ e de José Ricardo. Visivelmente grato pela presença do espaço de muitos visitantes, entre os quais os seus familiares e amigos, o pintor esclareceu que esta exposição surge pelo seu enorme fascínio pelo Forte da Graça, sendo um trabalho elaborado nos percursos que circundam o monumento ao longo de vários momentos do dia, tal como se pode comprovar na quase meia centena de obras que reflectem a visão paisagística da infraestrutura. O artista enumerou também as técnicas utilizadas, entre as quais acrílico, aguarela ou pastel, convidando, de seguida, o público a conhecer as obras.

Esta exposição pode ser visitada até 14 de Novembro, durante o período em que o Convento se encontra aberto ao público, de terça-feira a domingo, entre as 09H30 e as 13H00 e entre as 14H00 e as 17H30.

(Fonte: GCI da C.M.Arronches)

 

Commentaires


bottom of page