ARRONCHES - 40º Encontro de Grupos de Danças e cantares Etnográficos
Noite de autêntico Verão a convidar a sair de casa, quando a temperatura baixa um pouco e a deslocarmo-nos a um espaço público como é o Jardim do Fosso, local onde a Associação do Rancho Folclórico de Arronches levou a efeito ontem dia 1 de Julho, pelas 21 horas, o 40º Encontro de Grupos de Danças e Cantares Etnográficos de Arronches.
No evento participaram o Rancho Folclórico de Vila de Ferro (Covilhã), Grupo de Cantares: Souto da Casa (Fundão), Rancho Folclórico de Alpedrinha (Covilhã), Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo de Cantares ‘Pedrinhas de Arronches’, por o rancho estar no presente desactivado, representou o concelho.
A associação contou com a colaboração do Município, Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, Inatel-Fundação e de várias empresas particulares. A manutenção ainda de algumas das ‘Tasquinhas’ ali instaladas, contribuiu para dar uma outra dimensão a esta noite de música e convívio social, entre arronchenses e todos aqueles que, a partir deste evento nos visitaram.
Sobre o folclore nacional
“A folclorização é um fenómeno cultural da modernidade. Operando com as noções de folclorismo e de folclorização (…)
Equacionar os parâmetros de um processo que conduziu à mobilização e integração das populações rurais na nação. Este efeito integrador estender-se-ia também à diáspora lusa. A discussão circunstanciada da noção de folclorismo deu origem a uma bibliografia abundante. (...)
Enquanto o folclorismo engloba ideias, atitudes e valores que enaltecem a cultura popular e as manifestações nela inspiradas, por folclorização entende-se o processo de construção e de institucionalização de práticas performativas, tidas por tradicionais, constituídas por fragmentos retirados da cultura popular, em regra, rural. O objectivo é representar a tradição duma localidade, duma região ou da nação (…)
Desde finais do século XIX faz-se notar o empenhamento de grupos de intelectuais em difundir na opinião pública uma matéria, que designam folclore, cultura popular ou tradições populares, pugnando pelo seu aprofundamento entre nós. Para eles, trata-se de um acto cívico em prol do aportuguesamento da cultura”.
[1] Open Edition Books
(Redacção|Fotos-Noticias de Arronches)