top of page

Arronches - 2ªs Jornadas de Emergência Pré-hospitalares

Decorreu nos dias 29 e 30 de Novembro com organização da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches, as segundas jornadas acima em título.

Durante estes dois dias tiveram lugar o Curso de Sensibilização Via Verde AVC; Mass Training de Suporte Básico de Vida (SBV) para a população, com a finalidade de através de manobras de reanimação se possam em primeira instância salvar vidas.

Os Workshops estiveram repartidos por três actividades como a intervenção pré-hospitalar em contexto de AVC; Preenchimento de ficha iTeams, para a sinalização de suspeita de VV AVC e, finalmente a avaliação de suspeita de AVC, segundo a Escala Cincinatti e RACE.



No final da jornada e depois do seu encerramento, o Notícias de Arronches falou com Duarte de Jesus (ouça aqui) dos Bombeiros Voluntários de Arronches, o elo de ligação entre todos os participantes que vieram de corporações como Elvas, Sintra, Póvoa de Stª Iria, Guarda e da Cruz Vermelha da Extremadura de Espanha, bem como o INEM a ANGELS e a Autoridade da Protecção Civil.



Nesta conversa Duarte Jesus sintetizou o que foram estas jornadas, a sua complexidade em termos logísticos (juntou 60 pessoas), que contou com o empenho da direcção da associação, comando e corpo activo dos Bombeiros de Arronches.

Começou por nos dizer que, para além destas “jornadas também serão comemorados os 45 anos que a associação irá cumprir no dia 13 de Dezembro, descrevendo depois todas as actividades.

Questionado sobre o papel da população nos primeiros socorros a uma vitima de acidente em que estejam presentes, que ensinamentos retiraram ao assistirem a estas jornadas.

Duarte Jesus foi peremptório em afirmar que “as jornadas são um pouco técnicas à excepção da parte do Mass Training, são mais para profissionais de saúde, bombeiros ou técnicos da Protecção Civil, contudo aquilo que há de muito importante para a população é realmente o suporte de vida”. É importante que a população adira a este tipo de eventos quando são solicitados, “porque o tempo de chegada de uma ambulância já está fora da janela que permita a reanimação da pessoa”, acrescentou.

Sobre o saldo destas jornadas Duarte Jesus disse-nos que “há um peso muito por igual da importância dos profissionais de saúde tal como da população. O saldo foi muito positivo, correspondeu às nossas expectativas, porque conseguimos trazer a população e também os técnicos e os bombeiros aqui a este magnifico espaço que é o Convento”, concluiu.  

(Redacção|Fotos-N.A e D.J.)

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page