ARRONCHES – 2ª QUINZENA GASTRONÓMICA DO BACALHAU

O Município de Arronches vai levar a efeito entre 21 e 30 de Maio a 2ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau (ARRONCHES COM SABOR – Cozinha com Alma).


Sendo uma frase feita: As mil e uma maneiras de cozinhar o bacalhau, não será demais recordar que ainda hoje Portugal, marca a diferença na forma inventiva como cozinha esta espécie desde que os ‘Bacalhoeiros’ portugueses, faziam campanha nos mares da Terra Nova.



A indústria da secagem do bacalhau dava trabalho a muita gente, em especial nas localidades piscatórias de onde partiam os ‘velhos lobos do mar’ para a faina de trazer para o nosso país o conhecido como ‘fiel amigo’. Recordo-me perfeitamente, nos anos sessenta as mercearias tinham à porta as postas de bacalhau demolhado, pelo preço de dois escudos e cinquenta centavos. Isto já para não falar da Rua dos Bacalhoeiros em Lisboa, onde se encontrava essa pérola da cozinha portuguesa.

Por aqui pelo Alentejo, era o bacalhau pela sua forma de conservação através do sal, o pouco peixe que chegava às mesas, para além do peixe de água doce, das ribeiras, rios e barragens.

Para desfrutar dos imensos pratos de bacalhau, só tem que os procurar nos restaurantes aderentes a mais esta iniciativa gastronómica.