top of page

Aprovada a abertura do Programa de Ocupação Municipal de Jovens

Proposta integrou ordem de trabalhos da segunda reunião de Câmara do mês de Maio.


O executivo do Município de Arronches, desta feita representado pelo vice-presidente Paulo Furtado e pelos vereadores Maria João Fernandes, João Luís Feiteira e Iola Feiteira, juntou-se na tarde de segunda-feira, dia 27 de Maio, nas instalações da Junta de Freguesia de Mosteiros, para discutir os assuntos que integraram a ordem de trabalhos da derradeira reunião de Câmara do corrente mês.



Antes de se iniciar a supracitada apreciação, o vice-presidente do Município referiu alguns pontos que marcam a actualidade do concelho, começando por felicitar formalmente o Futebol Clube Mosteirense pela conquista da Supertaça Comendador Rui Nabeiro, realçando igualmente o desempenho do Sport Arronches e Benfica, finalista vencido na competição. Paulo Furtado pediu então à vereadora da autarquia para explicar aquilo que irá ser desenvolvido no âmbito do Dia Mundial da Criança, com Maria João Fernandes a dar a conhecer todas as actividades planeadas. A terminar o vice-presidente da Câmara Municipal anunciou ainda que foi aprovada a comparticipação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, da empreitada de finalização da reabilitação das moradias n.º 11 e n.º 13 da Rua do Arco, num valor total de 104.996,04€.

Passando à discussão dos pontos em agenda, o executivo começou por deferir uma série de apoios às associações do concelho e da região, os quais se traduzem na atribuição de apoios financeiros, na cedência de transporte, na isenção do pagamento de taxas na entrada nos espaços museológicos e na utilização de instalações municipais.

A título individual, para os munícipes de Arronches, foram também concedidos mais dois apoios ao abrigo do Programa ‘Arronches Jovem’, ambos na modalidade de Apoio à Infância.

Dos assuntos agendados, de realçar a alienação de três lotes da Zona Industrial a empresas que querem instalar os seus empreendimentos em Arronches, sendo que uma delas já estava inclusive naquela área, embora alojada no Ninho de Empresas, que assim cumpre o seu propósito de ser um apoio aos empresários numa primeira fase.

Neste plenário, destaque igualmente para a decisão de realizar o Programa de Ocupação Municipal de Jovens, no ano de 2024, um apoio com o qual serão admitidos um máximo de 75 jovens, com cada jovem a frequentar o programa durante um máximo de quinze dias.

As propostas seguintes foram também aprovadas com o objectivo de apoiar instituições, sendo contempladas a Junta de Freguesia de Esperança para a realização de Actividades dos Tempos Livres para crianças durante o período de verão, a Casa do Concelho de Arronches para o pagamento da renda do imóvel onde se encontra sediada, a AIAR- Associação de Desenvolvimento pela Cultura para a realização, em Arronches, do ‘Encontro Ibérico de Poesia – IV Festival Sons do Guadiana 2024’ e a ELCOS - Sociedade Portuguesa de Feridas para o desenvolvimento do projecto ‘ELCOS - Sociedade Portuguesa de Feridas / Hospital de Cumura-Guiné Bissau’.

 Perto do término da reunião, o executivo mostrou-se de acordo em relação à atribuição de um dos fogos da Rua do Arco anteriormente referidos, por troca e reajustamento de renda, na sequência de pedido de permuta de habitação social.

Finalmente, o executivo concordou com a alteração das próximas duas reuniões de Câmara, uma vez que nos dias agendados será feriado. Assim, em Junho, as duas reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Arronches realizar-se-ão nos dias 11 e 25.

(Fonte:GC -C.M.Arronches)

Comments


bottom of page