APRESENTAÇÃO DA MARCA TURISTICA DO CONCELHO
Do compromisso eleitoral da candidatura de João Crespo à Câmara Municipal de Arronches, constava uma forte aposta no desenvolvimento da componente turística no concelho de Arronches.
Há um ano atrás, era lançado o vídeo promocional do concelho de Arronches. Passado um ano no Centro Cultural de Arronches no dia 24 de Junho (Ferido Municipal), era apresentado o símbolo que a partir de agora, passará a identificar aquilo em que o executivo aposta e que o concelho tem para oferecer a quem nos visita.
Como alguém disse durante a apresentação, perante este novo logótipo “primeiro estranha-se mas, depois entranha-se”, esperamos que assim seja.
O projecto foi entregue a uma consultora que, como afirmou João Crespo, depois de saudar os presentes “ foi um trabalho desenvolvido por uma consultora, que nos ajudou a desenhar este plano estratégico para o desenvolvimento turístico para o concelho de Arronches”, referindo-se à Eng.ª Dulce Gomes responsável pela empresa que, posteriormente, faria a apresentação do plano.
O edil ressalvou que “não é que não soubéssemos as potencialidades do concelho, mas sim, reestruturar certas ofertas”, e foi nesse sentido que “esta consultora nos apontasse os pilares essenciais para potencializar de uma forma mais contemporânea, como desenvolver o turismo em Arronches. Depois de um longo trabalho inicial, este vai reflectir-se no lançamento de uma brochura, e um vídeo que, segundo João Crespo,” apresentará o património cultural, gastronómico, museológico e outras vertentes com novos pontos de vista e interesse para quem nos visita”, concluiu o autarca, passando depois a apresentação a Dulce Gomes.
A responsável pela consultora numa longa mas interessante exposição, e que aqui resumimos, apontou cinco vectores nos quais assenta o plano: Inovar, Valorizar, Qualificar, Promover e Afirmar.
Na nova marca do território estão implícitos aquilo que Arronches oferece em termos de turismo: a Porta, a Torre, o Castelo, os Museus ou as Pinturas Rupestres. Aliado a tudo isto está a forma de receber das gentes de Arronches, a sua ruralidade e paisagens integradas no Parque Natural da Serra de S. Mamede, ou a gastronomia entre outros motivos.
A Marca está lançada, agora e necessário vendê-la, quer através de agências de comunicação, imprensa, ou feiras turísticas para além de Lisboa.
João Crespo em resposta a questões colocadas pelo Notícias de Arronches disse não “poder levantar para já a ponta do véu” mas, perante a nossa insistência, lá levantou essa pontinha do véu dizendo que, “faz parte a inclusão no plano da estratégia que a CCDR Alentejo tem para o turismo no Alentejo” e mesmo estar projectado “em parceria com outros concelho que integram o P.N.S.S.M., estar presentes num futuro próximo, numa das maiores feiras viradas para o turismo como é o caso de Madrid.
Há marca, há plano como muitos itens (oxalá não haja dispersão), agora vamos aguardar para ver os resultados para a economia e desenvolvimento deste concelho que tanto têm para oferecer.
(redacção|Fotos-N.A.)