Antiquus promove convívio entre jovens e idosos

Movimento Cívico “Antiquus“ promove convívio entre crianças, jovens e idosos no Centro de Convívio de Idosos do Sport Clube Estrela de Portalegre.


“Mês Violeta: a cor do respeito e da dignidade” é o nome do II Encontro de Jovens e Idosos, uma actividade de sensibilização direccionada a jovens, que decorreu hoje, dia 9 de Junho de 2022, quinta-feira, na Sede do Sport Clube Estrela de Portalegre entre as 17H00 e as 18H30.

Este evento trata-se de uma iniciativa promovida pelo Movimento Cívico “Antiquus” juntamente com o Centro de Convívio de Idosos do Sport Clube Estrela de Portalegre, cujo objectivo foi assinalar o próximo dia 15 de Junho, Dia Mundial da Consciencialização da Vítima Contra A Pessoa Idosa, de forma a alertar e a sensibilizar os jovens.

Foram atribuídos laços violetas para colocar no peito de cada idoso, oferecidos balões violeta, e em conjunto, elaborado um laço violeta em cartolina com fotografias e assinaturas dos idosos.

A acção terminou com um lanche, cuja confecção foi em virtude da parceria com a empresa portalegrense de doces conventuais, Rosária Maria, e da colaboração com Ema Cabana, que proporcionou o bolo do evento.

O Antiquus é um Movimento Cívico recentemente criado por três alunos finalistas do curso de Jornalismo e Comunicação – Vertente Comunicação Organizacional da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre com o objectivo de consciencializar os jovens face ao abandono da população idosa, evidenciando que embora existam certas limitações, é possível o envelhecimento activo com boas práticas, combatendo o abandono.

A visão do Antiquus é a construção de uma sociedade que demonstre uma maior dedicação à população idosa. Trabalha para que todos os idosos, especialmente os mais vulneráveis e desfavorecidos tenham oportunidades junto dos jovens, que lhes permitam continuar a desenvolver todo o seu potencial.

Queremos que todos os idosos sejam protegidos e que tenham qualidade de vida. Queremos que os seus direitos sejam postos em prática. Queremos que renasçam com a ajuda de todos os jovens.

O Antiquus procura apoiar o idoso, guiando-se sempre por valores como a dignidade, o respeito, a individualidade, a participação, a integração, afectividade e a dedicação.