Segundo avançou a agência Lusa, o ano de 2025 não traz boas perspectivas para a carteira dos portugueses, tendo em conta o aumento de produtos como “as portagens das auto-estradas deverão aumentar 2,21% em 2025, tendo por base o valor da inflação homóloga sem habitação de Outubro determinado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), acrescido dos 0,1% de compensação às concessionárias”. Outros dos aumentos previstos recaem sobre rendas, telecomunicações e o pão.

No site do Sapo.24 pode-se ficar a saber, que por outro lado, há notícias mais animadores como a eventual descida da taxa de inflação, ou a electricidade no mercado regulado “teriam um aumento tarifário de 2,1% a partir de Janeiro, mas, na prática, com taxas e impostos, vão ter reduções de entre 0,82 e 0,88 euros, devido à alteração legislativa que aumenta o valor do consumo de energia sujeito à taxa reduzida de IVA (6%), aprovada no parlamento”, Sic.
Tanto a EDP como a GALP, anunciam baixar na factura em média 7% já em Janeiro.
Os espectáculos de cariz tauromáquico vão finalmente passar a pagar o IVA para 6% nos bilhetes, tendo em conta que, até 2024 o IVA para este espectáculo era de 23%.
Outra boa notícia em especial para o interior, para Janeiro “deixa de se pagar portagens em algumas antigas Scuts, nomeadamente na A4; A13 e 13-1; A22; A23; A24; A25 e A28. O parlamento aprovou, em Maio, o projecto-lei do Partido Socialista para o fim das portagens nas ex-Scut a partir de 01 Janeiro de 2025”.
Redacção|Foto de publicação
Comentarios