top of page

Ambiente - Governo pediu "resposta forte" a providência cautelar a Barragem do Pisão

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou no parlamento que deu instruções à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para “responder com toda a força” à providência cautelar que tenta travar a construção da Barragem do Pisão, no Crato.

ree

A ministra destacou que a APA tem vencido todas as providências anteriores e acredita que também vencerá esta.

A providência cautelar foi apresentada por associações ambientalistas no final de setembro, pedindo a anulação da Declaração de Impacte Ambiental, o que levou à suspensão das obras.

Maria da Graça Carvalho referiu ainda que a APA quer participar no estudo de impacto ambiental da exploração de volfrâmio na Galiza, próxima da fronteira portuguesa, face a receios de contaminação do rio Rabaçal e do Parque Natural de Montesinho.

A ministra mencionou também que espera criar brevemente uma nova área protegida na duna de Salir do Porto e recordou que a dessalinizadora de Sines servirá o setor industrial, com tarifa própria. Reforçou, por fim, que o Governo apoia a transição energética, mas sem comprometer zonas com elevado valor ambiental, privilegiando áreas sem sensibilidade ecológica para a instalação de painéis solares.

Redacção|Créditos: Notícias ao Minuto

Comentários


bottom of page