top of page

AMÁLIAS 100 – UM TRIBUTO ENTRE MULHERES, CUJA OBRA JÁ É VISÍVEL

UM BRINDE A TODAS MULHERES QUE INSPIRAM E FAZEM A DIFERENÇA


Amálias 100 celebra a mulher e por isso não poderia deixar de se associar a um dia tão especial como o Dia Internacional da Mulher. Para assinalar esta data, que se celebra já no próximo dia 8 de Março - Amálias 100 convida a brindar com um vinho único, um blend nacional, resultado de um projeto que uniu sete produtoras nacionais num tributo à incontornável artista Amália Rodrigues, e cujos proveitos revertem para a Fundação Amália Rodrigues.

 Simbolicamente, nesta data, sublinha-se o impacto real do projeto e a obra em curso. Os proveitos gerados com a venda da primeira parcela das 1920 garrafas produzidas já foram entregues, e já estão em curso as obras de recuperação do 3º piso da Casa-Museu, de forma a proporcionar as condições adequadas para a conservação do acervo.


Rita Nabeiro (Adega Mayor), Francisca Van Zeller (Van Zellers &Co), Maria Manuel Maia (Poças), Luísa Amorim (Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo), Rita Pinto (Quinta do Pinto), Mafalda Guedes (Sogrape) e Catarina Vieira (Herdade do Rocim) foram as produtoras que uniram esforços e criatividade para dar vida a este vinho especial, homenageando não apenas a figura icónica de Amália Rodrigues, mas também celebrando a diversidade e o talento das mulheres em todas as esferas da sociedade.

 De aspeto límpido e brilhante, Amálias 100 é um vinho tinto da colheita de 2020 (ano do centenário de Amália), é complexo, intenso, elegante e com um elevado potencial de evolução. Com castas de diferentes regiões do país que destacam a qualidade das diferentes geografias de Portugal, este blend destaca a excelência e qualidade da Touriga Nacional (27%); Alicante Bouschet (26%); Alfrocheiro (20%); Touriga Franca (13%); Trincadeira (7%); e Field Blend Vinhas Velhas (7%). De cor vermelha profunda com laivos violáceos e reflexos carmim. No copo a lágrima é sentida, fluída e alegre. O nariz de grande complexidade aromática, sugere no seu íntimo apontamentos de bálsamo, cedro e menta, envoltos em notas doces de alcaçuz. Um conjunto extremamente elegante, onde se evidencia a cereja negra, o mirtilo e a amora silvestre. No palato, é um vinho de grande equilíbrio, intensidade e concentração. De forma muito estratificada, vai revelando nuances de fruta do bosque confitada, especiaria branca e chocolate negro. Uma orquestra estruturada de taninos finos e suculentos, em harmonia com a textura sedosa e extremamente sofisticada. Despede-se longo, profundo e saudoso em jeito de homenagem a Amália Rodrigues e à força carismática do vinho português.

 Enquanto vinho robusto e indulgente, Amálias100 deve ser harmonizado com outros sabores fortes e marcantes como carnes vermelhas, queijos tipo roquefort ou sobremesas de frutos negros e chocolate amargo.

 O vinho é acompanhado por uma caixa que prima pela simplicidade e elegância numa edição limitada a 1920 garrafas Magnum (ou 1,5L) e encontra-se disponível na loja online da Adega Mayor, com um P.V.P. de 180€.

 Um brinde a todas as mulheres, que tal como Amália, inspiram e fazem a diferença diariamente!

 

 

(Fonte:H/Advisors CV&A)

コメント


bottom of page