top of page

Alentejo, Centro e Extremadura unidos em torno da eficiência energética transfronteiriça

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu no dia 20 de Março, a segunda reunião de coordenação presencial do TRANSCOM-EUROACE, um projecto coordenado pela Agência de Energia da Extremadura (Agenex) e que resulta de uma contínua cooperação institucional entre vários parceiros, nos quais se incluem a CIMAA e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo), entre outros.



Integrado no programa Interreg VA España-Portugal (POCTEP), o seu principal objectivo é o estabelecimento de uma Rede Transfronteiriça de Comunidades Energéticas na zona EUROACE. Para tal, irá desenvolver um Serviço Transfronteiriço de Assessoria Comunitária (STAC), que permitirá implementar um sistema de apoio para os interessados na criação e desenvolvimento de comunidades energéticas, que envolvam: autoridades locais, cidadãos e pequenas e médias empresas. Todos estes factores irão contribuir para que consigamos alcançar uma transição energética justa e inclusiva, através do fomento de investimento em infraestruturas sustentáveis, bem como da participação de parceiros que, tradicionalmente, não estão envolvidos no sector energético, mas que desempenham um papel importante.

A reunião foi pautada pela abordagem ao projecto, com foco na gestão financeira, tarefas técnicas e estratégia de comunicação que serão desenvolvidas. A estes tópicos juntaram-se ainda breves apresentações subordinadas aos temas: “Estudos: Iniciativas, tarefas e padrões de comportamento na zona EUROACE”; Criação de estratégias: locais, regionais e uma estratégia para o desenvolvimento de acções transfronteiriças em toda a zona EUROACE; “Implementação e arranque de projectos comunitários de energia”.

(Fonte: CIMAA)

Σχόλια


bottom of page