top of page

A tradição de pedir os Santos pelas crianças no dia 1 de Novembro

Aos poucos a tradição vai-se perdendo. Aquilo que neste dia 1 de Novembro mobilizava as crianças a saírem à rua com os sacos de pano, hoje substituídos pelo intolerável plástico, corre o risco de se perder esta tradição.


ree

Aqui por Arronches, terra que tem orgulho em manter as suas tradições vivas, ainda se encontram algumas crianças a ‘Pedir os ‘Santos’, ou o ‘Pão de Deus’.

Esta prática recuados em tempos mais remotos, vai-se confrontando com o progresso de que hoje praticamente as crianças já não passam as necessidades em obter um simples guloseima, como então este dia lhes proporcionava. Neste dia 1 de Novembro ainda conseguimos ver este grupo de crianças que logo se disponibilizou para obtermos a foto com a devida utilização.

A tradição portuguesa do dia 1 de Novembro (Dia de Todos os Santos), em que as crianças saem à rua, de porta em porta, é conhecida como "Pão por Deus" ou, em algumas regiões, "Dia do Bolinho".

Nesta tradição, as crianças não "pedem pelos Santos" no sentido de rezar por eles, mas sim pedem o "Pão por Deus" (oferendas em nome das almas) às pessoas que encontram, recitando versos ou cantigas tradicionais.

As crianças usavam pequenos sacos de pano (talegos) para recolher as oferendas, que tradicionalmente incluíam broas, bolinhos, frutos secos (nozes, amêndoas, castanhas, figos secos), romãs e, mais recentemente, doces ou pequenas moedas.

A tradição tem raízes antigas e está associada à crença de que as almas dos mortos regressam à terra neste dia. As oferendas serviam, originalmente, como uma forma de partilha e caridade para com os pobres e para as almas, para que estas não passassem fome.

Uma das histórias mais conhecidas associa a popularização do "Pão por Deus" ao período após o Terramoto de Lisboa de 1755, quando a população empobrecida pedia comida para sobreviver.

Portanto, a tradição é um acto de pedir uma esmola ou oferenda, em memória dos mortos e de todos os santos, não um pedido de oração em nome das crianças. É um costume cultural e festivo que se mantém vivo em muitas partes de Portugal, inclusive nesta vila de Arronches.

Redação|Fonte: Publicação-Costumes e tradições

Comentários


bottom of page