“A Europa está à beira de um choque energético”

António Costa Silva, engenheiro e professor universitário especializado na área do petróleo, afirmou aos microfones da TSF em entrevista conduzida pelo jornalista Fernando Alves que “A Europa está à beira de um choque energético como provavelmente nunca teve na sua História".


A afirmação de António Costa Silva é que ”Devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o preço do petróleo pode chegar aos 140 dólares”. Alertou para “caso a guerra entre a Rússia e a Ucrânia se prolongue, o preço do petróleo” pode chegar a esse valor e, “nesse sentido, é um barómetro da evolução do conflito”.

A resolução do problema quanto ao especialista nesta área "A Europa devia remover esta arma geopolítica de energia da Rússia. Como? Apostando na fachada atlântica, apostando na Península Ibérica, aproveitando toda a capacidade instalada que temos na Península Ibérica para importar gás. Temos mais de 50% dos terminais de importação de gás. As ligações energéticas da Península Ibérica com o resto da Europa não funcionam porque também a França não deixa", explicou aos ouvintes da TSF.


(Foto-D.R.)