A ÁGUA FONTE DE VIDA

Dos elementos da natureza essenciais para a nossa sobrevivência a água é, o principal.



“A água é uma substância essencial para a manutenção da vida na Terra, sendo um dos componentes básicos da célula. Essa substância é constituída por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio que se ligam por meio de ligações covalentes ou moleculares. Em equilíbrio, uma molécula de água isolada possui um ângulo de 104,5° entre as ligações O-H. Graças às suas propriedades estruturais e biológicas, a água apresenta algumas peculiaridades que a tornam extremamente importante para a vida no planeta. Dentre as suas principais propriedades, destaca-se a sua capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Por isso, a água é considerada um “solvente universal”. Bióloga|Vanessa Sardinha dos Santos




Os ciclos da natureza embora cada vez mais alterados, pela agressão cada vez maior ao planeta, não deixam de marcar de forma indelével esses mesmos ciclos.

Estamos em pleno Inverno. Tempo de frio, dias cinzentos ou, o sol por vezes brilha e mostra-nos os nossos campos no esplendor dos tons verdes, que vieram substituir essa paleta de tons pastel que vivemos no Outono. Mas a importância do Inverno é cada vez mais acrescida pelos tempos de maiores de secas prolongadas.

Os primeiros dias deste mês de Fevereiro, tem sido de uma chuva pautada de um sussurrar nos nossos telhados, o barulho por vezes quase ensurdecedor do caudal das águas em rios e ribeiras, nesse serpentear por entre serras e vales em direcção às barragens que nos vão aliviar quando formos confrontados pelas temperaturas elevadas do nosso Alentejo.

Pode ser um cliché mas, as imagens vale mais que mil palavras. Foi essa a intenção em obtermos as que aqui deixamos.