top of page

39ª VOLTA AO ALENTEJO EM BICICLETA

Pelotão da “Alentejana” antecipa Primavera




A Volta ao Alentejo em bicicleta regressa este ano à data em que tradicionalmente é realizada coincidindo com o início da estação florida. A competição, uma das mais carismáticas em Portugal, acontece de 16 a 20 de Março. No ano passado devido aos condicionalismos da pandemia, a “Alentejana” aconteceu em Junho.

Esta será a 39ª edição organizada pela CIMAC - Comunidade do Alentejo Central e Podium Events, associando-se ao nome do evento uma marca reconhecida que tão bem representa os valores da região, Delta Cafés. Ao longo de cinco dias com partida em Vendas Novas, na quarta-feira, dia 16, e chegada a Évora no domingo, dia 20, a Volta ao Alentejo Delta Cafés vai percorrer 724 quilómetros destacando-se do percurso pelas diferentes geografias alentejanas, a inclusão de Elvas. Há 17 anos que a cidade fortificada não fazia parte do itinerário da prova que terá a participação de 19 equipas.


Com partida em Vendas Novas, às 11h30, a etapa inaugural com 176,7 quilómetros vai levar a prova para o litoral alentejano terminando em Sines cerca das 16 horas.

Ao segundo dia, novamente às 11h30, como de resto vai acontecer todas as etapas executando o contra-relógio, a caravana parte de Beja para o dia mais longo. Até Portel serão 187,7 quilómetros que deverão estar concluídos pouco depois das 16 horas.

Na sexta-feira, a corrida partirá da cidade raiana de Elvas. Os quase 180 quilómetros vão terminar no norte alentejano regressando Ponte de Sor a um final de etapa.

No fim-de-semana, as decisões quanto ao vencedor da competição começam no sábado à tarde (15h30) a ganhar contornos mais claros com a realização do que se pode chamar já de tradicional prova de contra-relógio em Castelo de Vide. Os curtos, intensos e explosivos 8,4 quilómetros na serra sobranceira à vila têm ajudado sempre a definir o homem que no final enverga o símbolo maior, este ano representado na Camisola Amarela Delta Cafés.

Por fim, no domingo precisamente quando começa a primavera, será coroado o novo rei da “Alentejana”. A derradeira etapa com 171,9 quilómetros começa em Castelo de Vide e segue em direcção a Évora. A 39ª Volta ao Alentejo estará então terminada e os vencedores farão de novo a festa na praça do Giraldo, no centro da cidade Património Mundial.

O final dos cinco dias de competição representará mais um capítulo de um movimento que se perpétua desde 1983 quando da vontade de uns poucos nasceu a “Alentejana”, que logo se tornou popular e acarinhada por todos. Trata-se do mais significativo evento desportivo que acontece na região todos os anos.

Camisolas da 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés

Camisola Amarela Delta Cafés – Classificação Geral Individual por Tempos

Camisola Vermelha Correio da Manhã – Classificação Geral por Pontos

Camisola Verde Carclasse – Classificação Geral da Montanha

Camisola Branca CMTV – Classificação Geral da Juventude

Equipas na 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés

BAI SICASAL PETRO DE LUANDA (ANG), BURGOS BH (ESP), EUSKALTEL - EUSKADI (ESP)

CAJA RURAL - SEGUROS RGA (ESP), RADIO POPULAR - PAREDES - BOAVISTA (POR)

W52 - FC PORTO (POR), EFAPEL CYCLING (POR), KELLY - SIMOLDES - UDO (POR)

TAVFER – MORTÁGUA - OVOS MATINADOS (POR), ABTF - FEIRENSE (POR)

AVILUDO - LOULETANO - LOULÉ CONCELHO (POR), ATUM GENERAL – TAVIRA- MARIA NOVA HOTEL (POR), L.A. ALUMÍNIOS - CREDIBOM - MARCOS CAR (POR)

GLASSDRIVE - Q8 - ANICOLOR (POR), SANTA MARIA DA FEIRA- SEGMENTO D`ÉPOCA

(POR), JVPERFIS WINDMOB (POR), ALMODÔVAR DELTA CAFÉS - CRÉDITOAGRÍCOLA

(POR), PROTOUCH (SAF), ELECTRO HIPER EUROPA (COL).