3ª ROTA DOS PETISCOS, ALIADA ÀS FÉRIAS RESULTOU EM PLENO

Terminou no domingo a 3ª edição da 'Rota dos Petiscos', que decorreu de 13 a 22 de Agosto



Os restaurantes do concelho de Arronches, habituais nestas iniciativas gastronómicas, participaram com as suas ementas, onde a diversidade levou desde os petiscos mais tradicionais, aos mais elaborados numa vasta panóplia de oferta.

O petisco faz parte do ADN dos povos mediterrânicos, que dos produtos da terra, do peixe ou caça, sempre elaboraram os mais apetitosos dos petiscos, os quais estavam sempre como um chamariz de 'Tascas' ou 'Tabernas'.

Esta prática para além da degustação das melhores e bem elaboradas iguarias, tinha também a componente da socialização, hoje tão fora dos hábitos de uma sociedade que, cada vez se encontra mais fechada sobre si, e que se resume hoje, a almoços ou jantares em família ou com amigos.

Em tempo de balanço tivemos a oportunidade de recolher informação de alguns dos participantes, sendo esta o reflexo de tudo o que aconteceu durante esta ‘Rota dos Petiscos’.

O que ficou para os empresários do sector, que tão afectados têm sido com esta pandemia, é que se pode considerar que a iniciativa foi proveitosa. No entanto há que ter em conta que, com uma certa abertura por parte das autoridades sanitárias e o mês de Agosto ser por excelência um mês de férias, teve influência. Vão mais além, quando alguns nos afirmaram que “este mês foi de muito trabalho, com muitos clientes locais e os que nos procuraram vindos de fora (nacionais e espanhóis), pela nossa qualidade quer nos produtos, confecção e a relação quantidade/preço”.

Foi esta iniciativa do Município também, um contributo para minimizar toda a crise que a restauração sofreu durante largos períodos. Agora é tempo de aproveitar e já pensam num merecido período de férias para repor as forças, como nos confidenciaram.