3ª Reunião Plenária do INFORM EU realiza-se em Évora

Comissão Europeia escolheu Évora para a realização da 3ª Reunião Plenária do INFORM EU, que vai decorrer de 16 a 18 de Novembro de 2022.


O INFORM EU é uma rede de agentes de comunicação à escala da União Europeia responsável por comunicar os investimentos da UE e dos Estados-Membros em gestão partilhada, abrangendo fundos da EU como. Política Regional: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Fundo para uma Transição Justa (FTC), Fundo de Coesão (FC). Política Social: Fundo Social Europeu (FSEmais). Assuntos Internos: Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF), Instrumento de Gestão de Fronteiras e Vistos (BMVI), Fundo de Segurança Interna (ISF). Assuntos Marítimos: Fundo Europeu Marítimo, das Pescas e da Aquicultura (EMFAF)

A Rede INFORM EU abrange ainda o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, um instrumento temporário para ajudar os Estados-Membros a lidar com as consequências sociais e económicas da pandemia de COVID-19 e construir uma Europa mais sustentável e resiliente.


A reunião plenária que vai acontecer em Évora, no, no Convento do Espinheiro é organizada pela Comissão Europeia - Direcção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO), conta com a colaboração da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), e irá juntar mais de 350 pessoas oriundas de vários países da União Europeia, responsáveis pelas áreas de comunicação.

Serão 3 dias de debates sobre matérias da actualidade da comunicação relacionada com os Programas e Fundos Europeus e identificação de estratégias e desafios para o próximo período de programação 2021-2027, cujos programas se encontram maioritariamente em fase de aprovação. Durante estes dias os participantes poderão visitar e conhecer de perto vários projectos financiados por Fundos Europeus na Região Alentejo, exemplos de boas práticas da utilização dos fundos comunitários.


(Fonte-CCDRA)