10ª Edição Festival Periferias

Periferias celebra décima edição com sessões nocturnas ao ar livre e programação com cinema e música.



A X edição do Festival Internacional de Cinema Periferias, que se realiza de 12 a 20 de Agosto, volta a marcar encontro com as populações da raia na região de Marvão - Valência de Alcântara (Espanha), levando propostas de cinema e música a cerca de uma dezena de lugares dos dois lados da fronteira.

Com uma programação composta predominantemente por cinema de autor e documentário, o Festival volta a apostar na itinerância por alguns dos lugares mais emblemáticos da região e na organização de sessões nocturnas ao ar livre.

Esta é uma forma de dar a ver o território e disponibilizar uma oferta cinematográfica de qualidade em lugares onde não existem salas apropriadas para o efeito.

PROGRAMA

A abertura acontece, como habitual, no castelo de Marvão, na noite de 12 de Agosto, no sábado 13, pela tarde, tem lugar uma visita ao Museu das Tapeçarias de Portalegre. Ainda no sábado, pelas 21h30, na antiga estação de comboios da Beirã,

No Domingo, dia 14, às 17h00, no cine-teatro de Castelo de Vide. Pelas 21h30 (22h30 em Espanha), tendo como palco a vila espanhola de Valência de Alcântara, pode ser visto um dos filmes do ano "Alcarràs", de Carla Simon, distinguindo com o "Urso de Ouro", no Festival de Berlim deste ano.

Segunda-feira, no feriado de 15 de Agosto, a agenda volta a ser bastante preenchida, com programação paralela a decorrer em Portugal e Espanha. Nos dias que se seguem, cinema e música hão-de cruzar-se por diversas vezes.

A cerimónia de encerramento tem lugar no museu Vostell - Malpartida de Cáceres, com a entrega do Prémio Tejo/Tajo Internacional - Reserva da Biosfera Transfronteiriça, ao melhor filme ibérico, e a exibição do documentário "O Leopardo da Neve", de Vincent Munier e Marie Amiguet. Um filme sobre a beleza do mundo animal cuja banda sonora é composta e interpretada por Nick Cave e Warren Ellis.

O Periferias conta com um conjunto alargado de apoios, entre os quais se incluem as Câmaras Municipais de Marvão, Castelo de Vide, Arronches, Campo Maior e Portalegre, Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, Junta de EXTREMADURA, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Diputación de Cáceres, Reserva de la Biosfera Tajo-Tejo Internacional, Gabinete de Iniciativas Transfronterizas, Diputación de Badajoz, Museo Vostell de Malpartida de Cáceres, ICNF, Embaixada de Espanha em Portugal.


(Fonte-Org. Foto-D.R.)